quinta-feira, 10 de maio de 2012

Continue lendo...

Pesquisa divulgada ontem pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), feita em parceria com o Instituto Ipsos em todo o país, mostra, entretanto, que as vendas devem ser puxadas por roupas e calçados, mas, para o Barbosa, os eletrodomésticos também encabeçarão a lista de presentes, no embalo da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca, grupo que inclui, por exemplo, geladeiras e fogões e que, segundo o comércio, está mais barato para o consumidor.

"Minha expectativa é que as lavadoras de roupas sejam as mais presenteadas, notadamente no RN, tendo em vista a baixa penetração no mercado local e mão de obra doméstica com escassez", diz. A pesquisa da ACSP mostra que 13,5% dos entrevistados pretendem comprar eletrodomésticos. "Cerca de 20% das compras no período serão de bens duráveis, perdendo apenas para roupas e calçados", afirmou o presidente da ACSP, Rogério Amato.

Segundo a pesquisa, o consumidor pretende pagar à prazo compras de produtos como fogão, televisão, tablet e geladeira. O consultor financeiro Conrado Navarro, do Programa Consumidor Consciente,  da MasterCard,recomenda cautela e pesquisa antes de fechar negócio. "É preciso pesquisar preços, condições comerciais e planejar-se de forma a manter-se dentro dos limites do planejamento financeiro", diz ele e vai além: "Evite parcelamentos muitos longos, especialmente acima de 6 meses, para não comprometer o seu orçamento", orienta.
Tribuna do Norte