domingo, 25 de março de 2012

Continue lendo...


Tem um detalhe na pergunta da Consult: a intolerância do eleitor não leva em conta a exigência de condenação colegiada como determina a Lei da Ficha Limpa. Basta o candidato (a) ter sido condenado em primeira instância, coisa que não está prevista na nova norma.

Portanto, a eleição municipal deste ano será marcada pela Ficha Limpa. Depois que o Supremo Tribunal Federal esclareceu a eficácia da nova lei, o que pode e o que não pode, a Ficha Limpa virou uma espécie de selo de qualidade para os candidatos.

Quem for 'ficha limpa' na eleição deste ano [e nas seguintes] levará vantagem na disputa. Por outro lado, quem tiver problemas na Justiça ou máculas do passado enfrentará dificuldades.

O tema será bastante explorado nas campanhas. Poucos têm condições de bater no peito e dizer: "Eu sou um candidato ficha limpa!". Muitos tentarão dizer, mas não serão convincentes.
Quem passou por governos ou participou de governos geralmente responde a processos de toda ordem. Alguns amargam condenações por improbidade administrativa. Outros estão envolvidos em escândalos de corrupção.

A eleição não será fácil para o candidato ficha suja. Quem tiver seus esqueletos no armário que guarde-os bem, porque o eleitor, como a gente viu na pesquisa da Consult, está de mau humor com os políticos enrolados na Justiça.

A ficha suja será uma espécie de Cuca, aquela personagem de Monteiro Lobato no Sítio do Pica-pau Amarelo: "Cuidado com a Cuca, que a Cuca te pega, te pega aqui, te pega acolá".

Já o Ficha Limpa vai pegar para o bem. Será o grande diferencial das próximas eleições.

Blog do Diógenes